O estilo vintage é um dos melhores exemplos para ilustrar o conceito de moda cíclica. Se você reparar, de tempos em tempos, as peças, cores, estampas ou recortes que foram febre nos anos 60, 70, 80 ou 90 voltam conquistando um novo público.
As peças podem voltar fielmente como eram usadas no passado ou com uma nova releitura da tendência, mas o fato é: existem peças atemporais para ter no guarda-roupa sempre!
Se você gosta de moda e do estilo vintage, continue a leitura e veja dicas incríveis de looks no estilo vintage e a diferença entre retrô e vintage que separamos para você.
Aqui na Dondoca a moda chega primeiro!
Esteja sempre por dentro das tendências com nossos diversos modelos retrôs! Confira agora!
O que é o estilo vintage?
O termo vintage é usado para se referir ao que é passado. Na moda, ser vintage representa as tendências usadas nas décadas de 30, 40, 50, 60, 70 e 80. Algumas pessoas também consideram estilo vintage o que foi moda nos anos 90.
Nesse estilo vintage, podemos considerar as roupas, acessórios, sapatos e estampas que marcaram outras épocas, na passarela e no dia a dia das pessoas.
Qual a diferença entre retrô e vintage?
Atualmente, os termos vintage e retrô se misturam. Muitas pessoas usam como sinônimo, mas por definição, o estilo vintage é a representação do clássico, antigo e que permanece conservado.
Muitas pessoas consideram como estilo vintage somente as peças de brechós ou acessórios e objetos que são originalmente de outras épocas.
O retrô, por outro lado, é como se fosse o novo com cara de antigo.
A palavra retrô é de origem francesa e se refere a algo que imita o passado ou o anterior. Ou seja, considerando essa definição, as peças que se inspiram em tendências seriam retrô e não vintages.
Essa diferenciação, na prática, não é tão comum. Normalmente, as lojas e marcas usam os conceitos como sinônimo.
Como se vestir no estilo vintage? 9 dicas principais
As peças de roupa no estilo vintage se destacam até mesmo quando misturadas com peças atuais e modernas. E as possibilidades de combinações são infinitas.
Se você está buscando inspirações para o seu guarda-roupa, veja 9 dicas de roupas para apostar!
Manga bufante
As mangas bufantes dominaram a moda nos últimos dois anos, mas a origem dessa tendência é super antiga.
Esse tipo de manga surgiu durante o século XVI, no reinado da rainha Vitória no Reino Unido, na Era Renascentista, e se tornou um trend tanto no estilo vintage como nas peças modernas.
Mom jeans
O mom jeans é um clássico dos anos 90 que, aparentemente, voltou para ficar. O corte cintura alta dessa peça é o modelo ideal em qualquer guarda-roupa, pela versatilidade, conforto e beleza.
Calça alfaiataria
As calças alfaiataria em tons pastéis e coloridos é um ótimo exemplo de peça no estilo vintage moderno, pois traz um recorte e tecido vintage de forma moderna e atemporal. Ideal com camisas para compromissos no trabalho e reuniões, por exemplo.
Saias e vestidos midi
Aposte nas saias e vestidos midi. Esse comprimento é um verdadeiro trend na moda nos últimos anos, tanto para quem ama o estilo retrô ou moderno, por ser uma peça extremamente versátil e elegante.
Fique na moda com peças clássicas e atemporais aqui na Dondoca! Confira as tendências com nossos diversos modelos retrôs!
Gola alta
Os vestidos e blusas de gola alta são uma tendência icônica desde as décadas de 50 e 60 e também é uma peça que não pode faltar no estilo vintage. É versátil, confortável e elegante.
Estampa de poá
Não tem como falar de se vestir no estilo vintage sem falar da estampa poá, um clássico super charmoso da moda retrô.
Essa estampa de bolinhas é bastante versátil, em looks monocromáticos, preto e branco ou coloridos.
Colete tricot
O legal do vintage é esse poder de pegar aquela peça do guarda-roupa que tem carinha de peça de vó ou vô e tornar em algo muito estilo e moderno, como o colete tricot.
Essa peça pode ser uma inspiração para looks de trabalho, por cima de um jeans e camisa branca, por exemplo.
COLETE TRICÔ TRABALHADO PETRÓLEO
Cardigan
O cardigan no estilo vintage é um excelente substituto para os blazers nos looks, sendo uma ótima combinação com peças como as camisetas e blusas com gola rolê e calças mom jeans.
MAXI CARDIGAN TRICÔ LISO CINZA
Scrunchies e óculos gatinho
Além das sugestões de roupas no estilo vintage, também vale caprichar nos acessórios.
Os scrunchies são as famosas xuxinhas de cabelo volumosas que foram a grande tendência dos anos 80 e 90 e que voltaram a ser moda. É aquele detalhe que transforma o look básico em um look vintage.
O óculos gatinho é um tipo de armação que foi um grande sucesso durante a década de 50 e há tempos é considerado um item fashion, tanto em óculos escuros como em óculos de grau.
Principais peças do estilo vintage
Existem várias peças, estampas e recortes de roupas que são considerados do estilo vintage, como:
Peças de cintura alta
Um clássico do estilo vintage, por exemplo, são as peças de cintura alta ou que marcam bastante o quadril, como as saias rodadas (evasê) e calças femininas jeans, tanto em corte reto, como mom jeans ou calça flare.
SAIA MIDI TRICÔ MODAL BOTÕES MESCLA
Camisetas e vestidos com diferentes tipos de golas
A gola das camisetas e vestidos, por exemplo, é um detalhe simples que pode transformar uma peça básica em uma peça do estilo vintage, como é no caso das golas tipo Peter Pan ou bebê, gola alta ou rolê e a gola vitoriana e com laços.
Peças em formato A
Outro tipo de peça que caracteriza o estilo vintage são as peças em A, como vestidos e saias sem marcação da cintura, um corte mais simples e reto.
Calça jeans
O jeans em si é um material atemporal na moda, mas dentro do estilo vintage é comum a tendência de calças jeans em lavagem mais opaca.
Ou seja, além da cintura alta, a peça jeans no estilo vintage também se destaca pelo tom característico que era mais usado nas décadas de 80 e 90.
Estilo vintage moderno: O que você precisa saber
O estilo vintage moderno ou retrô é a possibilidade de combinar tendências de outras épocas em uma nova releitura, misturando com peças mais modernas, por exemplo.
Não existem regras escritas em pedra quando o assunto é moda e cada pessoa tem a liberdade de criar e usar o que se sente bem.
Por isso, no estilo vintage moderno o legal é misturar peças vintages com diferentes inspirações ou até mesmo trazer as estampas, tecidos e recortes do estilo vintage em uma nova roupagem.
Além das peças, você pode trazer as cores e estampas vintages para o seu guarda-roupa, como as peças em cores pastéis, tons terrosos, estampas em poá, listras, florais miúdos, xadrez e desenhos abstratos.
Vale a pena trazer também para o estilo vintage moderno os acessórios, aproveitando as boinas no inverno e chapéus e óculos retrôs no verão.
Nos pés, os sapatos estilo oxford e sapato boneca também são atemporais e completam o charme retrô no look, seja ele básico ou vintage.
Conclusão
O estilo vintage é encantador por diversos motivos. Até mesmo quem ama estar na moda com o que há de mais moderno se vê usando uma peça ou outra que foi febre no passado, pois a moda vai e volta!
Conte nos comentários, qual a tendência do estilo vintage é a sua preferida e que não deveria sair nunca de moda.
Se você curtiu nossas dicas, confira também nossas inspirações de looks com moletom!
Aproveite e complete seu estilo vintage aqui na Dondoca! Confira nossas tendências com diversos modelos retrôs!